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quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Moto em dia, segurança garantida

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Antes de encarar uma competição ou mesmo uma trilha de final de semana é importante verificar o estado e conservação de alguns itens em sua moto. Faça uma revisão básica preventiva e garanta uma boa competição!

Lavagem e limpeza de filtro de ar:
O ideal é lavar a moto desmontada, sem banco, tanque e laterais. Para limpeza do filtro, é necessário removê-lo da armação e banhá-lo com querosene ou água e sabão. Após a lavagem, espere que o componente esteja seco e passe óleo próprio para filtro de ar, evitando assim, que sujeiras entrem no carburador.

Regulagem e lubrificação de corrente:
Com a moto suspensa (sem as rodas no chão), verifique a folga da corrente. O ideal é “56 mm” aproximadamente e essa medição pode ser feita usando uma régua comum. Caso a folga seja menor ou maior que os 56 mm, solte a porca da roda e ajuste para frente ou para trás através dos parafusos reguladores da balança. Depois de reapertar a porca do eixo, confira os parafusos e porcas reguladores, tendo certeza de que os dois lados estão iguais. Prolongue a vida útil da corrente: a limpeza deve ser feita com escova de aço e o lubrificante deve ser o específico para correntes ou óleo SAEW90.


Reaperto de raios e coroa:
Para evitar a quebra dos raios da roda, confira de cinco em cinco raios até chegar ao ponto de partida novamente para manter o alinhamento correto. Quanto à coroa, é sempre bom conferir o aperto das porcas e parafusos, pois costumam soltar, principalmente, quando a moto é nova.

Calibragem dos Pneus:
Verifique a calibragem dos pneus para conseguir o máximo de aderência. Os pneus devem estar entre 13 e 15 libras. Caso o terreno tenha pedras, use 15 libras, já para um solo macio ou arenoso, 13 libras.

Óleo de motor e fluido de radiador:
O nível do fluido do radiador deve ser verificado, pois, em condições extremas, perde-se um pouco de liquido. Por isso, a importância da revisão antes e depois da prova. Se possível, troque o óleo do cárter, pelo menos de cinco em cinco horas de uso. O motor com óleo novo trabalha melhor e o risco de problemas diminui.

Verificação de funcionamento:
Quando ligar a moto, confira comandos, pedais e deixe que o motor esquente, prestando atenção ao barulho da moto e dos equipamentos funcionando em conjunto.

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